sábado, 24 de março de 2012

Comentários:

Pedro Castro:  http://pedrocastroblog.blogspot.com.br/2012/03/biologia.html?showComment=1332630952427#c6291247172109512162

Biologia e suas áreas da disciplina

A Biologia é a ciência que estuda os seres vivos, responsável pelo estudo da vida e reconhecida desde 1800. Estuda seu surgimento, processo de evolução, formas de relação entre indivíduos da mesma espécie ou de espécies diferentes. É dividia em diversas áreas para facilitar o estudo e o entendimento esse texto apresentará algumas áreas de estudo dessa ciência. São elas:

- Botânica: É o estudo das plantas e algas, incluindo sua morfologia, tecidos e processos inerentes ao metabolismo. Ou seja, desenvolvimento, doenças e evolução da vida das plantas. Essa ciência foi reconhecida como tal apenas em 1979, isso é surpreendente pois toda a botânica tem extrema importância. Podemos pensar por um lado, nossa vida sem as plantas para nos transmitir oxigênio e assim nos permetindo respirar, além disso as plantas participam de nossas vidas de inumeráveis outras maneiras como de fontes de alimento,  elas nos fornecem fibras para vestuários, madeira para mobiliário, abrigo e combustível, papel para livros e cadernos, temperos para culinária, drogas para remédios entre outras coisas, por isso somos totalmente dependentes das plantas, da botânica.
- Ecologia: É o estudo das relações dos seres vivos entre si e o meio ambiente, ou seja, é o estudo científico da distribuição e abundância dos seres vivos e das interações que determinam a sua distribuição. As interações podem ser entre seres vivos e/ou com o meio ambiente. De forma genérica é o estudo do lugar onde se vive. Estudando ecologia podemos proporcionar um futuro melhor para todos evitando que nossos filhos, netos e uma futura geração sejam prejudicados e sim tenham uma natureza preservada e um ambiente saudavel.
- Zoologia:  É o estudo dos animais, didaticamente, a zoologia pode ser dividida em Zoologia dos Invertebrados, Zoologia dos Vertebrados e, academicamente falando, há pesquisadores que se atêm a grupos específicos, como a Entomologia (estudo dos insetos) e Herpetologia (estudo dos répteis e anfíbios). O reino animal é um dos 5 reinos, e é subdividido principalmente nos seguintes Filos: Porifera são os animais conhecidos como esponjas, Cnidários são os animais aquáticos, Platelmintos são considerados vermes, Nematelmintos também chamados de vermes cilíndricos, Anelídeos é como como as minhocas, poliquetas e sanguessugas, os Moluscos são de água doce ou terrestres, Artrópodes, Equinodermos, e Cordados: Peixes, Répteis, Anfíbios, Aves e Mamíferos. O homem sempre viveu junto aos animais, e antigamente dependiamos deles para nos alimentarmos e para nossos vestuários, isso sempre interessou bastante por isso buscamos compreendê-los e assim eles conquistam uma grande importância em nossas vidas.
- Genética: É basicamente a ciência dos genes, das leis da hereditariedade e da variação dos organismos. Ramo da biologia que estuda a forma como se transmitem as características biológicas de geração para geração, quando falamos que a filha é parecida com a mãe, por exemplo, estamos lidando com a hereditariedade. Este código genético está presente em cada uma das nossas células. Quem somos, nossas características e DNA são ligados literalmente a nosso nascimento e ao conjunto que vivemos.
- Paleontologia: É a ciência natural que estuda a vida do passado da Terra e o seu desenvolvimento ao longo do tempo geológico, animais e vegetais do passado bem como os processos de integração da informação biológica no registro geológico, isto é, a formação dos fósseis, e o estudo do próprio. A vida na Terra surgiu há aproximadamente 4,2 mil bilhões, de anos no Brasil e desde então, restos (vestígeos) de animais e vegetais ficaram preservados nas rochas. Através disso é possível descobrir espécies, idades, características, condições de vida e coisas inemaginaveis. Há uma curiosidade intensamente grande no passado, em como nós existimos, quem foram primeiros viventes e como foi, e com isso é possível entendermos e termos conhecimento do assunto.
Podemos ver de um modo bem simples que a biologia está muito presente ao nosso redor, em nossas vidas, atos e em nós mesmos. Temos que preservar e procurar entender a vida, independente de sua natureza, cada dia que passa uma mudança e um aprendizado, só depende de nós decidirmos se serão mudanças boas ou então prejudiciais a nós mesmos.

"Quando agredida, a natureza não se defende. Apenas se vinga."